O Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil é uma instância da sociedade civil autônoma, protagonizada pela parceria entre Acontece LGBTI+, ANTRA e ABGLT. Nossa missão é a garantia do Direito à Vida da comunidade LGBTI+.
Para isso, levantamos e sistematizamos dados das mortes e violências contra nossa comunidade, usando-os tanto para denunciar a LGBTfobia brasileira, como também para construir políticas públicas eficazes, prestando um serviço altamente relevante para a comunidade LGBTI+ e para o próprio Brasil.
É por meio do Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+ que estamos construindo não apenas uma metodologia eficiente e ética para essa pesquisa, mas também uma divulgação e discussão democráticas dos dados sobre a violação de direitos contra nossa comunidade.
Durante todo o desenvolvimento de nosso trabalho, zelamos pelas pessoas assassinadas e por seus familiares, cuja perda é irreparável. Lutamos para que nenhuma vida LGBTI+ seja interrompida pelo preconceito.
Essa iniciativa demonstra a capacidade de organização coletiva e sinaliza a construção de alianças que priorizam uma luta pautada no compromisso mútuo com aquelas pessoas que acreditam em nosso trabalho e se sentem representadas por ele.
Sobre a Coordenação
A Acontece – Arte e Política LGBTI+ é uma Organização da Sociedade Civil cuja finalidade fundamental é defender e promover, por meio da política, arte e cultura, o direito à liberdade da orientação sexual e da identidade de gênero de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e de sujeitas com identidades não hegemônicas.
A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) é uma rede nacional que articula 127 instituições que desenvolvem ações para promoção da cidadania da população de Travestis e Transexuais. Nossa missão é a construção de um quadro político nacional a fim de representar nossa população na busca da cidadania plena e isonomia de direitos.
A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos ( ABGLT), é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e com duração por tempo indeterminado. Sua finalidade é promover ações que garantam a cidadania e os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).